COVID-19: Tratamento, cura e cuidados!

Imagem Ilustrativa


Há tantas histórias sobre o surgimento do COVID-19 que acaba até deixando a gente mais confuso. Vimos em jornais que pode ter surgido de um peixe, outros afirmam ter sido de uma cobra, outros especulam que vem de animais silvestres mais específicos e outros afirmam que “vazou” em um mercado de peixes na China. Mas calma, todos esses relatos são essenciais para busca de informações sobre o vírus. A mídia é um dos meios mais adjutórios que se faz necessário para que possamos vencer essa guerra.

COVID-19, que tem uma similaridade com o SARs (COV), vêm de uma ampla família de vírus que podem infectar humanos. Todo vírus é formado basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético que pode ser constituído por RNA ou DNA. No caso do SARS-CoV-19 o material genético é RNA, liberado da célula por brotamento - não por “quebra” da célula causada pela rotura da membrana plasmática
Quais são os tratamentos e cura? Cientistas e laboratórios do mundo inteiro estudam possíveis tratamentos e cura contra o COVID-19. A OMS, por exemplo, está testando a hidroxicloroquina conciliado a outros medicamentos para combater o vírus. Testar princípios ativos de outras doenças como H1N1, ebola e HIV, por exemplo, pode também ser uma saída para vencermos a pandemia (mesmo que não há estudos que comprovem a ligação do novo coronavirus com as demais doenças), assim como testes de vários medicamentos como atazanavir, zidovudina, oseltamivir, ritonavir, lamivudina, tenofovir, remdesivir, entricitabina, auranofina, enfim, são tantos medicamentos a serem estudados que vai de antirretrovirais, antirreumáticos até mesmo lisado bacteriano como auxiliador, porém, tudo vai depender dos estudos, reações, associações e dosagens. Neste caso qualquer antiviral pode ser a cura contra o vírus? Torcemos pela cura e controle mundial da pandemia e aguardamos pelos resultados de futuros testes e estamos confiantes que todos nós venceremos essa; opinamos que talvez nossa saída pode estar nos antirretrovirais conciliado a outras substâncias que bloqueiem a enzima protease do vírus, mas essa reposta é de mérito aos laboratórios e cientistas que estão lutando pelo controle e cura contra o vírus.  
No Brasil hoje (25) já temos casos confirmados de 2.555 infectados em todos os estados do país. Foram registrados 59 mortos no país, sendo 48 deles no estado de São Paulo. Informação divulgada pelas Secretarias estaduais de Saúde.
Vale lembrar que a OMS divulgou guia de cuidados durante pandemia (clique aqui) e nós preparamos e estamos sempre atualizando os cuidados diários contra o COVID-19, basta acompanhar clicando aqui.

* Destacamos que, o intuito desta publicação é discursivo e para meditação, assim como sempre foi nosso objetivo. É momento de conscientização e empatia com o próximo. Não sugerimos e nem incentivamos o uso de nenhum tipo de medicamento que não seja orientado e acompanhado por um profissional da saúde.